Plano Arquidiocesano de Pastoral é lançado em Reunião Geral do Clero

O primeiro Plano Arquidiocesano de Pastoral já é uma realidade e, a partir de propostas amadurecidas sinodalmente, norteará as ações da Arquidiocese de São José do Rio Preto entre 2027 e 2030. Na manhã de quinta-feira, 25 de junho, o primeiro exemplar do documento foi entregue pelo coordenador do segmento, Pe. Luiz Caputo, ao arcebispo metropolitano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. Coube ao religioso “alargar” o gesto e distribuir cópias do Plano aos Vigários Forâneos que, por sua vez, entregaram aos demais presbíteros.

A Reunião Geral do Clero, realizada no Centro de Evangelização Pe. Cesarino, contou com a acolhida do responsável pelo espaço, Pe. Ernesto Pedro de Oliveira Rosa. O coordenador da Pastoral Presbiteral, Pe. José Eduardo Andreazzi Vitoreti, orientou a pauta.

Caminho Sinodal 
Tenso sido iniciada em Assembleia de Pastoral realizada em 22 de junho de 2024, a caminhada sinodal que resultou no presente plano de pastoral contou, nas etapas iniciais, com as assessorias dos padres José Carlos Contieri e Jean Poul Hansen. A partir dos indicativos apresentados por eles, no segundo semestre de 2024, as Paróquias realizaram assembleias locais. Já em 2025, as Foranias também promoveram rodada de conversa no Espírito. Dimensões Pastorais, Movimentos e Novas Comunidades igualmente assumiram o processo. À época, equipe de síntese foi constituída pelo Pe. Fábio Dungue em preparação para novo encontro geral.

Tendo sido criada em 22 de maio e instalada em 9 de julho, a Arquidiocese de São José do Rio Preto realizou sua primeira Assembleia de Pastoral em 22 de novembro de 2025. O secretário executivo do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Pe. Luís Fernando da Silva, orientou o método apresentado e, em nova rodada de conversa no Espírito, cerca de 30 grupos analisaram as mais de 100 propostas apresentadas e elencaram aquelas que passaram a fazer parte do Plano de Pastoral.

Conquista 
Dada a revisão de todo o material pela Equipe de Síntese, o documento apresentado conta com apresentação de Dom Vilar e introdução do Pe. Luiz Caputo. Fundamentações em diversas áreas também passaram a fazer parte da publicação que oferece, ainda, um cronograma de atividades a serem realizadas até 2030 para fomentar ações em prol da (1) Iniciação à Vida Cristã, (2) Comunidades de Discípulos Missionários, (3) Liturgia e Piedade Popular e (4) Fragilidades Humanas e Casa Comum.

Na manhã de quinta-feira, 25 de junho, em sua exposição, o Pe. Luiz Caputo apresentou a base do Plano de Pastoral: as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (aprovadas pelos bispos na Assembleia realizada em Aparecida). Segundo o presbítero, a Animação Bíblica da Pastoral será a meta comum das atividades dos quatro “caminhos de missão” assumidos em São José do Rio Preto.

Compromisso 
À luz do objetivo geral das Diretrizes, que é o mesmo do Plano de Pastoral, as Comunidades serão incentivadas a “Evangelizar, anunciando Jesus Cristo, como Igreja sinodal, sustentada pela Palavra e pelos Sacramentos, em comunidades de discípulos missionários, fiel à evangélica opção preferencial pelos pobres, a caminho da plenitude do Reino de Deus”. Como parte do processo de efetivação das propostas, Assembleias serão realizadas nas Foranias em 12 de setembro de 2026 para multiplicar as orientações junto ao Povo de Deus. “Nós precisamos caminhar juntos e cada um cumprindo aquilo que lhe compete, fazendo-se um na caminhada da Igreja. Nós temos um momento novo que são as Diretrizes e o Plano de Pastoral. Todos somos responsáveis por esse momento. Cada um de vocês vai ter essa missão, a de animar a Comunidade”, destacou Dom Vilar.

Modernização 
Aproveitando o encontro do Clero, também foi apresentado o projeto de ampliação do Centro de Pastoral São José. Thaysa Sartori, da Passos Sartori Arquitetura, destacou as adequações que se pretende efetivar; com especial atenção para a ampliação de auditório e outras dependências.

Aprovação 
O Clero da Arquidiocese de São José do Rio Preto reconduziu o Pe. José Eduardo Andreazzi Vitoreti ao posto de coordenador da Pastoral Presbiteral. No último período, de quatro anos, muitas atividades foram realizadas. Entre os feitos, foram contabilizadas 132 visitas a padres, 51 atualizações de fichas cadastrais entre encontros e diversas iniciativas organizadas para gerar proximidade, formação permanente e fortalecimento de vínculos. Nova reunião geral do Clero acontecerá em novembro. “Foi uma aprendizagem muito grande. Com erros e acertos, podemos caminhar juntos como fraternidade presbiteral”, concluiu o arcebispo metropolitano.

Informações
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Arquidiocese de São José do Rio Preto